Por favor, ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

A importância de um feedback ao candidato rejeitado para uma vaga de emprego

Dias atrás estava conversando com uma pessoa que se candidatou a vagas de emprego oferecidas em grupos do Facebook e Instagram.

 

Ela estava indignada com a falta de humanidade dos recrutadores que, ao descartá-la para a vaga, sequer lhe deram um feedback, um motivo para ser rejeitada.

 

Embora tenha atendido a todos os requisitos solicitados para o preenchimento das vagas, possuir formação acadêmica e se considerar experiente e apta para os trabalhos; estava muito decepcionada com o tratamento recebido por parte dos recrutadores.

 

Ninguem gosta de ser rejeitado. E a rejeição num processo seletivo, sem que se saiba as razões é como se tivesse levado um fora de um(a) namorado(a) sem saber o motivo.

 

Disse a ela que compreendia sua frustração em relação à falta de feedback detalhado por parte das empresas de recrutamento e seleção. De fato, receber uma rejeição sem entender o motivo pode ser desanimador e deixar o candidato sem direção para melhorar suas habilidades ou ajustar sua abordagem.

 

É importante destacar que cada empresa tem suas próprias políticas e processos de recrutamento, e nem todas têm a prática de fornecer um feedback detalhado aos candidatos rejeitados. No entanto, há uma crescente conscientização sobre a importância desse feedback e muitas empresas estão começando a adotar práticas mais transparentes.

 

Para os candidatos, é válido expressar seu interesse em receber um feedback construtivo quando receberem uma rejeição. Isso pode ser feito por meio de um e-mail educado, solicitando informações sobre as razões específicas da não seleção e visando entender como melhorar suas chances no futuro.

 

Por outro lado, é importante lembrar que as empresas de recrutamento e seleção recebem um grande volume de candidaturas e muitas vezes não têm tempo ou recursos para fornecer feedback individualizado a todos os candidatos. Além disso, algumas empresas podem ter restrições legais ou políticas internas que limitam a divulgação de informações específicas.

 

No entanto, é fundamental que as empresas de recrutamento e seleção entendam o valor de fornecer feedback aos candidatos, pois isso não apenas ajuda os indivíduos a crescerem profissionalmente, mas também constrói uma reputação positiva para a empresa.

 

Embora nem todas as empresas de recrutamento e seleção ofereçam feedback detalhado aos candidatos rejeitados, é importante expressar seu interesse em receber esse feedback e demonstrar a importância de uma comunicação transparente. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que nem sempre é possível receber esse feedback e que, às vezes, pode ser necessário seguir em frente e buscar outras oportunidades.

 

Pela importância deste assunto e pelo interesse que tem para todos que estão em processos de recrutamento e seleção profissional, resolvi escrever este tópico com o objetivo de orientar as empresas de recrutamento e seleção a informar os candidatos sobre o motivo de sua não seleção pode ser uma prática benéfica para ambas as partes envolvidas.

 

A Importância do Feedback em Processos de Recrutamento e Seleção - Orientações para Empresas

 

Os processos de recrutamento e seleção são etapas cruciais para as empresas encontrarem os profissionais certos para suas equipes. No entanto, muitas organizações ainda falham em fornecer um feedback adequado aos candidatos rejeitados, deixando-os sem informações valiosas para seu desenvolvimento profissional. Neste artigo, discutiremos a importância do feedback durante o processo de recrutamento e forneceremos orientações para as empresas de recrutamento e seleção implementarem práticas mais transparentes.

 

A importância do feedback no processo de recrutamento:

 

  • Oportunidade de aprendizado: O feedback construtivo fornece aos candidatos uma oportunidade valiosa de entender suas áreas de melhoria e desenvolver habilidades para futuras oportunidades de emprego.

 

  • Melhoria da imagem da empresa: Empresas que fornecem feedback transparente e construtivo constroem uma reputação positiva, sendo vistas como empregadoras que se preocupam com o desenvolvimento dos candidatos, mesmo que não tenham sido selecionados.

 

  • Retenção de talentos: Candidatos que recebem feedback adequado são mais propensos a permanecerem engajados e interessados na empresa, mesmo após uma rejeição, o que pode resultar em futuras candidaturas ou recomendações positivas.

 

Como dar o feedback da forma correta:

 

  • Implemente uma cultura de feedback: Incentive os recrutadores e responsáveis pela seleção a fornecerem feedback aos candidatos rejeitados, destacando a importância dessa prática dentro da organização.

 

  • Feedback personalizado: Evite respostas genéricas e padronizadas. Forneça um feedback personalizado para cada candidato, destacando suas principais forças e áreas de melhoria específicas.

 

  • Seja objetivo e construtivo: Ao fornecer feedback, seja claro e objetivo sobre os motivos da não seleção, mas sempre com uma abordagem construtiva. Identifique pontos específicos em que o candidato pode melhorar e ofereça sugestões para seu desenvolvimento.

 

  • Tempo hábil: Busque fornecer o feedback o mais rapidamente possível, logo após a tomada de decisão, para que o candidato possa aproveitar as informações enquanto estiver mais engajado e aberto a receber sugestões.

 

  • Comunicação transparente: Explique aos candidatos o motivo da não seleção, dentro dos limites legais e políticas da empresa. Se houver restrições, explique isso de forma clara e ofereça orientações gerais para futuras candidaturas.

Concluindo:

 

O feedback adequado é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento profissional dos candidatos rejeitados em processos de recrutamento e seleção. As empresas de recrutamento e seleção desempenham um papel crucial ao fornecer feedback construtivo e transparente, ajudando os candidatos a entenderem suas áreas de melhoria e melhorarem suas chances em futuras oportunidades.

 

Ao implementar práticas de feedback adequadas, as empresas não apenas contribuem para o crescimento dos profissionais, mas também constroem uma imagem positiva e podem reter talentos a longo prazo.

 

Você já fo candidato à uma vaga de emprego e passou por situação semelhante de não receber uma justificativa para sua rejeição?

 

Você é empregador/recrutador e já se deparou com uma situação onde não pôde dar um feedback adequado aos candidatos?

 

Conta aqui pra gente a sua experiência.

 

Atenção:

Para você poder interagir neste tópico, curtir, comentar ou citar ou mesmo criar novo tópico, é necessário que voce se inscreva como membro, acessando o menu no canto superior esquerdo ou a chamada em destaque no início do tópico.

Este procedimento é necessário para se evitar a ocorrência de spam gerada por falsos usuários ou robôs de publicidade.

Oswaldo Boim Costa and Vera Otilia Wattzi have reacted to this post.
Oswaldo Boim CostaVera Otilia Wattzi

Conheci este fórum num grupo de empregos do Insta.

Meu, esta questão que você aborda aqui é mais que realidade!!!

Eu estava desempregado e tive um trabalho enorme para garimpar vagas que tivessem a ver comigo nos grupos de emprego do Facebook e Instagram.

Eu trabalhei muitos anos como gerente de pizzarias no interior de Sampa.

Tive um sério problema de saúde que me afastou do serviço por quase dois anos.

Quando resolvi voltar, procurei vagas em pizzarias, obviamente.

Mandei curriculos por e-mail, por whatsapp, até por sinal de fumaça hehe...

Infelizmente nunca fui selecionado e até agora não o motivo!

Pô meu, estamos em 2023, não custa nada agradecer a remessa dos currículos. Isto somente duas recrutadoras fizeram.

Mas nenhum deles me informou o motivo de eu haver sido descartado...

Ou tem muita oferta de gerentes de pizzaria no mercado ou alguma coisa que consta no meu currículo, está depondo contra eu.

Bom, mas por ironia do destino recebi uma verba que não esperava e montei uma pizzaria delivery. E está indo bem pacas!

Não quiseram me contratar, agora sou meu próprio patrão e sei bem como tocar uma pizzaria, atender bem um cliente e fazer uma pizza saborosa.

Me vinguei. Hahahaha.

 

 

 

Vera Otilia Wattzi has reacted to this post.
Vera Otilia Wattzi

Assunto atualíssimo!

Maycon parabéns pela superação.

Também já fui vítima desse comportamento deplorável das empresas e recrutadores.

Até parece que eles estão fazendo um favor em nos contratar. Mas se esquecem que é um arelação de mão-dupla e que precisa de um equilíbrio entre as partes.

Geralmente quem desvaloriza funcionário, também desvaloriza clientes e não dura muito. Porque o mercado e a concorrência não aceitam desaforos.

Sucesso!

Compartilhe no WhatsApp
Pular para o conteúdo