Por favor, ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Como falar com a IA - Inteligência Artificial

Série Papo Cabeça com a IA - #001

 

Tenho um conhecido que se chama José Rivandro Agripino de Almeida, mas como o nome dele é comprido, todo mundo chama ele simplesmente de Zé!

 

Assim também ocorre com a mais nova tecnologia que está invadindo nosso modo de viver - a inteligência artificial. Daí pra facilitar, a gente chama ela somente de IA.

 

 

Mas o que é mesmo a inteligência artificial, a IA?

 

Então, saca só, inteligência artificial é tipo o cérebro do computador, sabe? É uma forma da máquina pensar e aprender coisas sozinha, como se fosse uma pessoa mesmo. Sabe quando você tá usando o celular e começa a receber sugestões de coisas que você gosta? Isso é inteligência artificial. Ou quando você fala com a assistente do celular tipo a Siri ou o Google Assistente? Eles também usam essa tal de inteligência artificial para entender o que você tá falando e responder de volta.

 

É tipo quando seu filho começa a aprender as coisas, sabe? No começo, ele não sabe muita coisa, mas aí ele vai aprendendo, vendo o que acontece ao redor dele, o que as pessoas falam e fazem. Com a inteligência artificial, é mais ou menos assim também. A máquina vai aprendendo com as informações que ela recebe e vai ficando cada vez mais esperta.

 

Então, basicamente, inteligência artificial é uma forma da máquina aprender sozinha e pensar, quase como se fosse uma pessoa mesmo. Mas, por enquanto, ela não tem sentimentos nem nada. Ainda não chegamos nesse ponto!

 

Agora de uma forma mais técnica, posso te dizer que a Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas que possam realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Isso inclui aprender com experiências, entender a linguagem humana, reconhecer padrões e fazer previsões.

 

Ao contrário dos programas de computador tradicionais, que seguem uma sequência de instruções para realizar uma tarefa, os sistemas de IA são projetados para aprender e melhorar com o tempo, como se fossem um cérebro humano. Eles usam uma quantidade enorme de dados para aprender e se adaptar a novas situações.

 

Por exemplo, os sistemas de IA são usados em assistentes virtuais, como o Google Assistente ou a Siri, para entender suas perguntas e fornecer respostas úteis, como já citei antes. Eles também são usados em lojas online para sugerir produtos que você possa gostar com base no seu histórico de compras. No entanto, a IA não é capaz de ter sentimentos ou consciência, pois ela é apenas um produto da programação e do aprendizado de máquina.

 

Até aqui beleza, né?

 

Você sabe falar com a IA?

 

Tipo, aquele bate-papo interessante... Ou você está somente numa conversa mole?

 

Tudo bem a IA é uma novidade e você está iniciando uma nova amizade, um novo relacionamento, mas antes que este relacionamento caia na monotonia, na mesmice e você perca o interesse é importante que você a transforme num parceiro diário que pode te ajudar na vida, na suas atividades domésticas, no seu trabalho, no seu crescimento pessoal.

 

Afinal estamos falando de alguém muito inteligente, com muito conhecimento e que pode, com pouca margem de erro, te ajudar em muitas áreas.

 

Sabe, aquela decisão errada que voce tomou, porque não sabia das coisas? Ah se eu soubesse disso, se alguém tivesse me avisado, teria tomado outro rumo...

 

Pois é, seu assistente virtual de IA pode te ajudar a ficar esperto!

 

A forma mais comum hoje de falarmos com a IA é através da funcionalidade chatbot, que se parece muito aos aplicativos de mensagem instantânea como o whatsapp, o telegram, o messenger e outros.

 

Este formato facilita muito nossa interação com a IA. É como se a gente tivesse falando com outra pessoa. Mas na realidade é uma robô de conversação.

 

Mas vc precisa saber falar com ela, de forma que ela entenda sua necessidade ou dúvida e possa então, te dar uma resposta útil e produtiva.

 

Aqui neste tópico eu relacionei algumas regras básicas de comunicação com a IA e que são muito importantes para vc manter um bate-papo cabeça:

 

  • Quando a gente está falando com uma pessoa e vai mudar de assunto a gente sempre sinaliza isso, senão a pessoa vai ficar confusa e não vai entender o que estamos falando, certo? Por exemplo se a gente está falando de um problema de saúde de alguém, a gente não começa a falar de futebol ao mesmo tempo né. A gente dá uma pausa, ou emite algum sinal de que vai mudar de assunto. Da mesma forma não é bom misturar assuntos que não sejam correlacionados ao assunto principal que iniciou a conversa com a IA, senão ela não vai entender direito e pode dar uma resposta enviesada;

 

  • E quando a gente for mudar de assunto, é sempre bom limpar a memória da IA, para ela não misturar as coisas. A maioria dos aplicativos de IA, tipo o chatGPT, Google Bard ou o Claude, têm um botão pra gente iniciar um novo chat e limpar a memória do programa;

 

  • Não é aconselhável voce transmitir para a IA pública, seus dados pessoais, tipo CPF, RG, endereço, números de cartãos de bancos e por ai vai...Voce pode até citar estes tipos de documentos, mas nunca passe os dados reais, para garantir sua segurança contra fraudes;

 

  • Lembra sempre que você tem a inteligência humana que deve sempre mandar na inteligência artificial, você quem pede coisas para a IA e não o contrário;

 

  • Tenha sempre um pensamento crítico com as respostas que a IA te entregar, por mais legais que sejam. Cheque as fontes das informações e tenha sempre bom senso. Principalmente respostas nas áreas jurídicas, direitos legais, acesso a crédito, aos cuidados de saúde, seguros e qualquer área que possa ter um impacto nas oportunidades de vida ou preconceitos sociais. Não vai sair por ai fazendo tudo que ela te recomendar ou mostrar- fique esperto!

 

Dito isso, vou compartilhar nesta série, algumas dicas sobre prompts que tenho guardadas na minha biblioteca pessoal.

 

Mas antes, a gente tem que saber o que é um prompt.

 

Literalmente, prompt que é uma palavra inglesa, significa incitar, instigar, estimular, sugerir. Mas no contexto da IA, um prompt se refere a uma instrução ou entrada que é fornecida a um sistema para gerar uma resposta específica.

 

Como exemplo em um chatbot, um prompt pode ser uma pergunta ou declaração que inicia uma conversa ou solicita uma resposta específica do bot.

 

Embora existam diferentes modelos de IA, os LLMs, já falei sobre eles no vídeo sobre "como funciona o cérebro das IAs" no canal RevivaTop no Youtube; a maioria deles consegue processar uma estrutura simples de prompts. Então você vai conseguir se comunicar bem com qualquer IA se seguir as dicas que estou compartilhando com vc.

 

Este assunto sobre Prompts é muito importante e extenso, dai vamos falar muito dele. Mas por hoje vamos ficar por aqui.

 

Este é o primeiro tópico que faz parte de uma série sobre prompts, chamada Papo Cabeça com a IA.

 

Continue comigo no tópico #002 da série, onde vou compartilhar com você algumas técnicas top para construção de prompts de sucesso.

 

Continue comigo nos próximos tópicos, não esqueça de curtir este tópico e assinar o canal RevivaTop.

 

Até mais!!!

 

Janio Bonfim

 

Compartilhe no WhatsApp
Pular para o conteúdo