Por favor, ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Como Lidar com a Concorrência nos Negócios

Quem me conhece sabe que sou um voraz consumidor de bolos caseiros e quando minha mulher não faz em casa, por falta de tempo, acabo por comprar numa loja de bolos perto da minha casa.

Dias atrás quando fui à loja comprar um bolo para o lanche da tarde, encontrei o proprietário que se tornou meu amigo pela frequência das minhas compras na sua loja e dos bate-papos descontraídos que a gente embalava.

Mas neste dia percebi que ele estava encabulado, percebi também que o movimento da loja estava fraco e que a quantidade habitual de bolos na vitrine do balcão da loja estava bastante reduzida.

Perguntei se estava tudo bem. Ele bastante incomodado disse que estava perdendo clientes para a concorrência. Que nos últimos 4 meses, 3 novas lojas de bolo caseiro haviam sido abertas nas proximidades e mês-a-mês ele percebia a redução nas vendas. Quando conversou com alguns dos clientes habituais, descobriu que estavam comprando nas outras lojas.

Perguntei quais providências ele estava tomando sobre o assunto. Ele disse que a principal providência foi fazer promoções de combos e redução de preços dos bolos. Disse que até estava funcionando, mas os preços promocionais que ele estava praticando acabaram por corroer sua margem de lucro e com o aumento do custo dos insumos - trigo, gás, energia elétrica e salário mínimo, ele pensava se não era melhor fechar e partir para outro negócio...

Eu disse que lamentava a situação, porque gostava muito da textura e sabor dos bolos que ele produzia e o preço estava dentro do razoável. Perguntei se ele tinha um tempinho para eu compartilhar algumas experiências como empreendedor, perguntei também sobre quais ações efetivas ele teria tomado para colocar barreiras de entrada da concorrência no negócio.

Ele deu uma risadinha e falou - "Afinal de contas o que é exatamente esse negócio de colocar barreira de entrada da concorrência?"

Pra resumir nosso bate-papo, dei uma explanada geral sobre mercado, demanda e concorrência mas detalhei um pouco mais sobre as ações para colocar barreiras de entrada da concorrência.

Existem muitas estratégias que podem ser implementadas, mas selecionei 6(seis) para não delongar muito o assunto.

Estratégia 1 - Diferenciação do Produto. Recomendei que ele desenvolvesse produtos únicos com receitas que não fossem facilmente copiadas, utilizando ingredientes especiais, mesmo que estes bolos tivessem um preço mais alto, pois atrairiam um público específico;

Estratégia 2 - Construção da Marca. Falei para ele investir na construção da marca para criar identidade e lealdade entre os clientes. Pra isso, criar um logotipo bonito e uma embalagem atraente, parar de fornecer o bolo no pratinho de isopor, dentro de um saco de papel marrom... Usar as redes sociais e blogs para contar a história da loja, das receitas, com fotos e vídeos atrativos, tudo isso para engajar a clientela. Participar de eventos culinários também é uma boa para se destacar. Afinal as pessoas valorizam a diferenciação.

Estratégia 3 - Atendimento ao Cliente. Todo mundo gosta de ser mimado. Ser reconhecido entre os demais como cliente habitual. Aconselhei a cadastrar o whatsapp dos clientes e periodicamente mandar mensagen consentidas lembrando os clientes sobre os bolos, promoções e toda vez que lançar uma receita nova, entregar na loja e se possível na casa do cliente uma amostra grátis do produto. Esta deferência vai encantar o cliente. Mantenha serviço de delivery para entregas rápidas e bolos na temperatura ideal. Desenvolva serviço de assinaturas para que os clientes possam receber e saborear diferentes bolos, pelo menos 3 vezes na semana. Mantenha gôndolas com produtos relacionados, tais como chás, cafés e quaisquer outros acompanhamentos dos bolos;

Estratégia 4 - Localização Estratégica. Avalie se a loja atual está bem localizada, se possui área de estacionamento para os carros dos clientes e se tem visibilidade comercial.

Estratégia 5 - Barreiras Legais e Regulatórias. Lembrei a ele da importância de estar em conformidade com todas as regulamentações locais, desde as sanitárias, de localização e tributárias. Isto inclui os alvarás, licenças e principalmente certificações de qualidade que ele obtiver.

Estratégia 6 - Colaboração com Outros Negócios. Comentei com ele que a loja não precisa depender das vendas dos cleintes presenciais, mas pode também fechar parcerias com hoteís, cafés e restaurantes para fornecimento dos bolos como opções para café da manhã, sobremesas, etc.

Por fim recomendei a ele que persista o mais que puder, desde claro que tenha fôlego financeiro e motivação, porque ele foi o pioneiro na região e todo logradouro, bairro tem uma população residente e flutuante, ou seja, um público aferido. Quando os concorrentes abriram suas lojas na mesma região para atender ao mesmo público e quantidade de pessoas, acabaram por diluir estes consumidores entre si, ou seja, estas pessoas eram atendidas por uma loja e agora são atendidas por quatro. A renda que elas proporcionam também foi diluida por quatro. Logo logo, os lojistas despreparados vao espirrar e desistir, venderão suas lojas ou simplesmente fecharão.

Recomendei também que ele aumente a capilaridade de atuação da sua loja, ou seja o raio de ação. Buscando atender outros bairros e até mesmo outras localidades remotas através do e-commerce, com delivery.

Toda esta situação na realidade, está trazendo uma grande oportunidade de crecimento do negócio, porque o está tirando da zona de conforto que ele se encontrava.

Janio Bonfim

@janio.bonfim.pro

#tamojunto

 

 

Compartilhe no WhatsApp
Pular para o conteúdo