Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:Comunidade RevivaEmpreendedorismo: NegóciosEmpreendedorismo Maduro #001
Por favor, ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Empreendedorismo Maduro #001

Recentemente participei de um evento com foco no crescimento pessoal de pessoas maduras 50+.

O evento Maturi Fest acontece anualmente em São Paulo desde 2018 e permite também uma participação online para aqueles que não podem participar  presencialmente.

Reconhecer a qualidade e importância do evento Maturi Fest, dos temas abordados e dos palestrantes já é clichê. A organização Maturi tem uma reputação incontestável na busca de soluções sérias para valorização da pessoa madura.

Já capacitou mais de 45.000 pessoas maduras e recolocou no mercado de trabalho mais de 8.000 pessoas.

Portanto, valeu cada centavo pago na inscrição do evento.

Tendo por base uma estimativa de 214 milhões de habitantes para a população brasileira em 2023, com 11% tendo mais de 50 anos de idade - 23 milhões de maduros, dá para perceber o tamanho das necessidades a serem atendidas.

Fico pensando na quantidade dessas pessoas que se aposentaram com valor irrisório que mal dá para pagar suas despesas fixas mensais. Se houver alguma emergência elas não possuem reserva financeira para se socorrer. Investir em lazer, em uma viagem então, nem pensar...

O que falar das pessoas que perderam seus empregos em decorrência da sua idade? Justamente quando alcançaram a maturidade profissional, com vasto conhecimento e experiência em sua área de trabalho, alto quociente emocional para saber lidar com as incertezas e desafios profissionais; são invariavelmente trocados por pessoas em início de carreira que se sujeitam a baixos salários.

Infelizmente o número de pessoas maduras que precisam de recolocação no mercado de trabalho é muito maior do que as 8.000 pessoas já recolocadas pela Maturi Jobs e pior, dada a transformação que está ocorrendo nas profissões com trabalho formal, não se tem garantia de disponibilidade de vagas para atender a demanda crescente, não somente para pessoas maduras como também para pessoas em início de carreira.

O que fazer então?

Insistir nos programas e nas iniciativas de recolocação profissional nos empregos formais, para que não se perca as conquistas trabalhistas, é uma necessidade premente.

Mas... Buscar outras mais alternativas sustentáveis e viáveis, também deve ser considerado.

Daí explorar as oportunidades do empreendedorismo, da criação do próprio negócio, da geração de renda e conquista da liberdade financeira é um dos objetivos que me atrai sobremaneira.

E sobre isto vou publicar muito material aqui, para discutirmos opções, estratégias, pontos positivos e negativos de cada iniciativa.

Espero que você tenha interesse e paciência para me acompanhar nesta jornada, prometo que vai valer a pena!

Saudações,

Janio Bonfim

 

Valeria Godoy has reacted to this post.
Valeria Godoy

E ai Bonfim tudo bom?

Velho, concordo contigo e acho que a gente não deve só continuar a procurar emprego. Seja pessoa mais de idade como nós ou a meninada que está entrando no mercado de trabalho agora.

TEmos que arregaçar as mangas e empreender, criar riqueza, e até mesmo poder gerar empregos para pessoas mas reativas ou receptivas. Mas aquelas que “fazem acontecer” e me incluo nessa categoria devem gerar negócios.

Fico aqui antenado com suas novidades. Conheço a sua reputação, sei da sua seriedade e sei que vem coisas boas por ai…

Abração.

Leo

Janio Bonfim and Valeria Godoy have reacted to this post.
Janio BonfimValeria Godoy

Prof Janio,

Estamos aguardando aqui sobre o assunto de negócios na internet, para trabalhar de casa.

Você tinha me falado sobre isso, lembra?

Até mais.

Mara

Janio Bonfim has reacted to this post.
Janio Bonfim

Uai, ontem a tardinha pra minha supresa, recebi um email falando que tinha novidades no fórum.

Vi sua postagem com surpresa, tava demorando…

Pensei que o fórum estava de licença médica kkkkk.

Também quero aprender sobre negócios na internet, mas tem que ser um material na nossa linguagem.

Estou cansada de receber postagens no Insta e no Face, com um mundo de gírias tecnológicas.

Beijos.

Janio Bonfim has reacted to this post.
Janio Bonfim
Citação de Leônidas Veiga da Silva Pereira em 02/11/2023, 08:24

E ai Bonfim tudo bom?

Velho, concordo contigo e acho que a gente não deve só continuar a procurar emprego. Seja pessoa mais de idade como nós ou a meninada que está entrando no mercado de trabalho agora.

TEmos que arregaçar as mangas e empreender, criar riqueza, e até mesmo poder gerar empregos para pessoas mas reativas ou receptivas. Mas aquelas que “fazem acontecer” e me incluo nessa categoria devem gerar negócios.

Fico aqui antenado com suas novidades. Conheço a sua reputação, sei da sua seriedade e sei que vem coisas boas por ai…

Abração.

Leo

Grande Leo.

TamoJuntos!!! 👊

Citação de Mara Moreira Torres da Silva em 02/11/2023, 08:27

Prof Janio,

Estamos aguardando aqui sobre o assunto de negócios na internet, para trabalhar de casa.

Você tinha me falado sobre isso, lembra?

Até mais.

Mara

Mara lembro sim.

Estou preparando um material top para podermos avaliar em conjunto aqui no fórum.

E para poder sentir na pele o grau de dificuldade que as pessoas têm para iniciar negócios, bem como "separar o joio do trigo", formatei um sistema de avaliação das propostas oferecidas na internet. Estou organizando isto para divulgar aqui.

Tenham um pouquinho mais de paciência, que tem coisa boa vindo... Como disse nosso companheiro de fórum Léo.

Vou contar com a divulgação de todos vocês para que mais e mais contemporâneos possam ler, participar e enriquecer este assunto.

Saudações a todos!!!

Janio Bonfim

Valeria Godoy has reacted to this post.
Valeria Godoy
Citação de Mari Luiza Abrantes Nogueira em 02/11/2023, 08:31

Uai, ontem a tardinha pra minha supresa, recebi um email falando que tinha novidades no fórum.

Vi sua postagem com surpresa, tava demorando…

Pensei que o fórum estava de licença médica kkkkk.

Também quero aprender sobre negócios na internet, mas tem que ser um material na nossa linguagem.

Estou cansada de receber postagens no Insta e no Face, com um mundo de gírias tecnológicas.

Beijos.

Oi Mari, desculpe.

Realmente estive meio sumido, mas estou retornando a todo o vapor com as publicações e agora com novidades aqui no fórum.

Incluimos mais dois canais: Agenda de Eventos e Empregos.

Estes dois novos canais são para fomentar a recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Não importa a idade da pessoa. O problema social da empregabilidade atinge todo mundo. Vou dar minha parcela de contribuição, mantendo esta plataforma sempre ativa!!!

Abraçso,

Janio Bonfim

Compartilhe no WhatsApp
Pular para o conteúdo