Por favor, ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

O que você acha do ensino superior, é necessário nos dias de hoje?

Page 1 of 2Next

Prezados boa tarde.

Acredito que uma parcela considerável de membros desta valorada comunidade de maduros, têm algum tipo de formação escolar, seja de ensino médio ou superior.

Na nossa geração ter um curso superior, um diploma, um título era uma importante chave para abrir portas dos melhores empregos, do relacionamento social e da garantia de um salário considerável.

Para muitos de nós, falar que um de nossos filhos era formado em engenharia civil, medicina ou advocacia nos enchia o peito de orgulho. E se ele trabalhasse numa multinacional e ainda residisse no exterior, era o top das galáxias!

Curso Superior

Mas o tempo passou, os valores mudaram, as demandas também.

É muito comum hoje em dia, nos depararmos com anúncios de empregos exigindo mais experiência técnica do que conhecimento acadêmico. Isto ocorre principalmente na área de tecnologia. Por ironia do destino, é muito comum que desenvolvedores de sistemas informatizados sejam contratados pela experiência e pelo conhecimento adquirido de forma autodidata e não necessariamente numa faculdade famosa.

Segundo o portal de recrutamento de pessoal vagas.com.br, as empresas valorizam mais o conhecimento técnico que a formação acadêmica propriamente dita, isto ocorre por conta da velocidade em que tudo muda o tempo todo, os cursos de graduação não têm conseguido entregar profissionais prontos para o mercado de trabalho. E, quando conseguem, rapidamente seus conhecimentos adquiridos em sala de aula se tornam ultrapassados.

O portal Você S.A lista nove competências mais buscadas e valorizadas nos candidatos a emprego atualmente, em vez daqueles que possuem apenas formação escolar de nível superior:

  • domínio do conhecimento técnico em profundidade;
  • capacidade de aprender sozinho e de forma rápida;
  • iniciativa de buscar conhecimentos de diferentes fontes;
  • realização e espírito empreendedor;
  • inteligência emocional;
  • saber se relacionar com pessoas diferentes;
  • poder de adaptação a novas situações;
  • trabalho colaborativo; e
  • experiências de vida enriquecedoras.

Claro que as profissões tradicionais, como as citadas no início deste tópico, mantém a obrigatoriedade do curso superior e respectivo registro nos conselhos reguladores destas profissões.

Mas com a digitalização dos serviços e das profissões, esta é uma realidade que está mudando. Afinal muitos de nós já ouvimos falar das consultas médicas pela internet, algumas feitas através de inteligência artificial - IA e recentemente um aplicativo mobile está oferecendo serviços de advogacia em 'condições populares'. Já no caso da engenharia civil assistimos uma grande ressaca das oportunidades de emprego por conta dos anos de recessão, que reduziram os lançamentos e obras da construção.

A área de tecnologia contudo continua em franca expansão e contratação de talentos, não sendo tão atingida pelos revezes econômicos. Ajustes estão sendo feitos no quadro de funcionários das empresas por conta do retorno dos níveis de consumo da população que retornaram aos níveis pré pandemia, mas dentro de percentuais aceitáveis para o segmento.

Qual sua opinião sobre a necessidade de um curso superior nos dias de hoje?

Oswaldo Boim Costa, Valeria Goddoy and Martinho Moraes have reacted to this post.
Oswaldo Boim CostaValeria GoddoyMartinho Moraes

Acho que a coisa mais importante que o ensino superior nos dá hoje é ensinar como construir conexões e como mantê-las.

Janio Bonfim and Oswaldo Boim Costa have reacted to this post.
Janio BonfimOswaldo Boim Costa

Concordo, o que tirei da universidade são as relações com colegas e parceiros de projetos que ainda prezo!

Janio Bonfim and Martinho Moraes have reacted to this post.
Janio BonfimMartinho Moraes

Penso que há duas vertentes nas quais podemos enxergar o “ensino superior” - as universidades propriamente ditas  e as escolas técnicas com cursos de menor carga horária. Na minha opinião você só deve ir para a universidade se quiser ingressar em uma determinada profissão, como medicina, engenharia, contabilidade ou direito. Fora isso, a escola técnica deve servir perfeitamente. Mas não importa sua opção, você sempre deve desenvolver suas habilidades e continuar estudand, se atualizando.

Janio Bonfim and Valeria Goddoy have reacted to this post.
Janio BonfimValeria Goddoy
Citação de Oswaldo Boim Costa em 02/11/2023, 12:36

Penso que há duas vertentes nas quais podemos enxergar o “ensino superior” - as universidades propriamente ditas  e as escolas técnicas com cursos de menor carga horária. Na minha opinião você só deve ir para a universidade se quiser ingressar em uma determinada profissão, como medicina, engenharia, contabilidade ou direito. Fora isso, a escola técnica deve servir perfeitamente. Mas não importa sua opção, você sempre deve desenvolver suas habilidades e continuar estudand, se atualizando.

Penso igual!!!

Janio Bonfim has reacted to this post.
Janio Bonfim
Citação de Eduarda Martelli em 02/11/2023, 12:33

Acho que a coisa mais importante que o ensino superior nos dá hoje é ensinar como construir conexões e como mantê-las.

Obrigado Eduarda pelo seu comentário.

Citação de Oswaldo Boim Costa em 02/11/2023, 12:36

Penso que há duas vertentes nas quais podemos enxergar o “ensino superior” - as universidades propriamente ditas  e as escolas técnicas com cursos de menor carga horária. Na minha opinião você só deve ir para a universidade se quiser ingressar em uma determinada profissão, como medicina, engenharia, contabilidade ou direito. Fora isso, a escola técnica deve servir perfeitamente. Mas não importa sua opção, você sempre deve desenvolver suas habilidades e continuar estudand, se atualizando.

Oi Oswaldo, também concordo.

Acredito que as universidades têm que encontrar uma forma para dinamizar sua base curricular de modo a se adaptar  com maior velocidade às transformações do mercado. Senão apenas os cursos regulamentares serão mantidos.

Sim mas, tem muitas empresas que exigem nível superior e algumas delas exigem habilidades tremendas, mas o salário oferecido não corresponde aos requisitos.

Por esta razão tenho meu próprio negócio. Em muitos casos, as empresas não querem pagar mais porque você é “qualificado demais”. Além disso, depende do segmento em que você trabalha. Tem muitos fatores que entram no jogo, como indicações, cultura, status social.

Janio Bonfim has reacted to this post.
Janio Bonfim
Citação de Martinho Moraes em 03/11/2023, 09:11

Sim mas, tem muitas empresas que exigem nível superior e algumas delas exigem habilidades tremendas, mas o salário oferecido não corresponde aos requisitos.

Por esta razão tenho meu próprio negócio. Em muitos casos, as empresas não querem pagar mais porque você é “qualificado demais”. Além disso, depende do segmento em que você trabalha. Tem muitos fatores que entram no jogo, como indicações, cultura, status social.

Oi Martinho, verdade.

Muitas vezes vemos nos anúncios de emprego uma exigência de requisitos bastante extensa e não encontramos a valorização equivalente por parte dos empregadores, nos salários e benefícios oferecidos.

Quando puder, gostaria de conhecer mais sobre sua experiência como empreendedor.

Poste aqui sua história.

O ensino superior é crucial nos dias de hoje. É o momento em que desenvolvo minhas habilidades de pensamento crítico e amplio horizontes.

Obrigado Janio Bonfim por iniciar esta importante discussão.

Janio Bonfim has reacted to this post.
Janio Bonfim
Page 1 of 2Next
Compartilhe no WhatsApp
Pular para o conteúdo