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Overdose de Informação

Se você decidiu que quer empreender e criar seu próprio negócio e está na fase da pesquisa de informações para se orientar.

Provavelmente você se deparou com uma grande quantidade de informações.

Se você acessa as redes sociais Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube, TikTok, Pinterest, etc., e se você está pesquisando maneiras de ganhar dinheiro na internet - você é mais uma vítima da overdose de informação - receberá anúncios vendendo cursos, e-books, livros, mentorias, consultorias e outros tantos produtos e serviços, que não param de ser oferecidos a você dia e noite.

Não importa o aumento da poluição dessas redes com esses anúncios, que detonam a paciência dos usuários - os produtores de conteúdo continuam, incansavelmente, a nos despejar publicidade indesejada que sobrecarrega a timeline dos nossos perfis.

Se você usa os buscadores Google e Bing para pesquisar termos sobre negócios na internet, também ficará assustado com a grande quantidade de informações existentes.

Este excesso de informação contribui para deixar você perdido e não saber por onde iniciar ou como fazer.

Neste tópico quero te ajudar com um passo a passo para você não cair mais nas armadilhas do excesso de informação e ter um foco de raio laser, para selecionar o que realmente tem valor, do que é lixo publicitário.

Mas o que devo fazer para me livrar da overdose de informação e selecionar material de qualidade?

Primeiro vamos entender o que é "overdose de informação" - podemos conceituar como sendo as milhares de referências que recebemos de forma indesejada por nos interessarmos em um determinado assunto.

É considerado também overdose de informação, quando você pesquisa na internet um determinado assunto, se inscreve em tudo o que aparece na sua frente, lê diferentes artigos, assiste vários vídeos, ouve podcasts e no final você se sente perdido(a), porque consumiu diversas fontes de informações de pessoas diferentes.

Este excesso de conhecimento rouba seu tempo, toma seu dinheiro e te paralisa de tal modo que você  não consegue colocar em prática o que selecionou. Você sempre acha que deve ler e estudar todo material existente sobre o assunto, antes de sair para a execução.

Mas como saber qual informação é confiável e qual é a certa? Qual estratégia poderá funcionar para mim?

Por exemplo, se você precisa de informações sobre Comércio Eletrônico (e-commerce) ou Marketing Digital  e achou várias fontes de "especialistas" para se orientar, com dicas diferentes, qual escolher?

Compilei 10 dicas top para lhe ajudar a selecionar opções de qualidade, escolhendo as melhores estratégias para viabilizar o seu novo negócio:

1) Escolha pelo menos três opções para não ampliar muito sua pesquisa;

2) Avalie as provas sociais sobre os especialistas - procure testemunhos de outras pessoas que já executaram as estratégias ensinadas por eles e veja os resultados;

3) Avalie as estratégias ensinadas por cada um deles, confie no seu taco e as compare, busque o grau de coerência nos ensinamentos, faça testes;

4) Intensifique as ações que estão funcionando, depois que optar por uma estratégia e verificar que ela funciona. Siga em frente, não mude sem motivos, para outra estratégia;

5) Confie em informações já adquiridas, se você já tem algum conhecimento sobre o assunto do seu interesse, você deve confiar nestas informações  complementando-as e atualizando-as;

6) Informações desorganizadas e desconexas não tem valor, portanto busque estruturar as informações que você obtém para que façam sentido e possam desde já fazer parte do seu plano de ação, que deve responder estruturadamente às perguntas: O quê fazer? Como fazer? Quando fazer? Porquê fazer? Quem vai fazer? Onde fazer? Quanto vai custar?

7) Lembre-se que feito é melhor que perfeito. Certo escritor havia iniciado um livro com a biografia de um famoso empreendedor, que estava na mídia internacional e era muito solicitado nos círculos sociais.  Ocorre que o escritor da biografia era um perfeccionista e embora o livro já estivesse pronto, ele não fazia o lançamento porque estava ainda na coleta de mais e mais informações sobre o empreendedor, cuidando para que nada ficasse de fora. Infelizmente nesse tempo, o empreendedor passou de celebridade para um mero esquecido dos holofotes e agora, mesmo que a biografia seja lançada, a probabilidade de altas vendas é mínima. Não estou dizendo que você não deve caprichar nas suas ações, estou dizendo que você não deve perder o "timing" - o tempo certo de agir. Então não demore para por em prática seu plano de ação!

É preciso ter cuidado com os especialistas que lhe dizem o quê fazer mas escondem o como fazer.

8) Fuja dos especialistas Coruja Sacana - Conta-se que havia um grande incêndio na floresta e os animais estavam cercados, em polvorosa correndo de uma lado para o outro tentando escapar do fogo, desesperados sem saber o que fazer. Numa árvore estava a Coruja Sacana que observava aquela situação, até que resolveu intervir dizendo: "Vocês são muito burros mesmo. Lá embaixo tem um rio cheio de água, que pode ser usada para apagar o fogo". Os bichos se alegraram com a solução e pediram para o rei leão organizar uma brigada contra incêndio para buscar a água. O rei leão do alto da sua nobreza, pensou e perguntou à Coruja Sacana: "Amiga e sábia coruja muito obrigado por sua preciosa orientação, porque agora poderemos salvar a floresta e os animais, mas como poderemos trazer a água do rio lá embaixo até onde estamos para apagar o incêndio?" A Coruja Sacana com ironia respondeu: "Bom, a ideia eu já dei, vocês sabem o quê tem que ser feito. Agora o como fazer é problema de vocês." Foi embora voando...

Selecione especialistas e materiais que lhe ensinem o como fazer as coisas, numa sequência lógica e se possível com exemplos para que você possa visualizar, entender e absorver os ensinos.

9) Não permita que a dúvida sobre qual estratégia escolher, te paralise. Lembre-se que não existe uma única resposta para resolver um problema.

Existem caminhos diferentes que levam à um mesmo lugar - alguns caminhos são mais fáceis outros mais difíceis; alguns são mais rápidos outros mais lentos, mas todos podem te ajudar a atingir seu objetivo.

Um antigo sábio disse que pior que decidir errado é não decidir. Porque se você não decidir você ficará parado no mesmo lugar e a vida anda... E para minimizar os prejuízos de uma decisão errada, sempre tenha um plano B para por em prática, quando o plano A inicial falhar.

10) A atividade empreendedora é uma atividade de risco, você lida com variáveis que você não detém controle, portanto se for esperar dominar o assunto, para começar a agir, lamento lhe dizer que você nunca vai agir... Mas por haver riscos, a atividade empreendedora coloca barreiras à entrada de concorrentes e isto é bom para você, porque se você planejar, se estruturar e explorar diferenciais no seu novo negócio, você poderá navegar num oceano azul sem concorrentes no início.

Portanto, mãos na massa. Coloque-se em movimento e corra atrás dos seus sonhos!

Estas dicas foram úteis para você? Comente abaixo sua opinião.

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Sucesso,

 

 

Referências:

  1. Libbs Industria Farmacêutica. Como controlar o excesso de informações [internet]. Disponível em: https://www.libbs.com.br/falarpodemudartudo/dicas-para-controlar-o-excesso-de-informacao-no-dia-a-dia/#:~:text=O%20excesso%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20pode,incapacidade%20e%20de%20sobrecarga%20emocional.
  2. Sala da Notícia. Como Fugir da Overdose da Informação [internet]. Disponível em: https://saladanoticia.com.br/noticia/25158/como-fugir-da--overdose-de-informacao--como-afiliado#:~:text=Voc%C3%AA%20come%C3%A7a%20a%20acompanhar%2C%20faz,se%20chama%20overdose%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o.
  3.  Suelen Gandolfo. Portal Administradores. 5 Dicas para não cair na overdose de informação [internet]. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/5-dicas-para-nao-cair-na-overdose-de-informacao.
  4. Sibele Oliveira. Viva Bem UOL. Banquete Indigesto [internet]. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/excesso-de-informacao-afeta-nossa-saude-como-lidar-melhor-com-isso/#cover.
  5. Gabriela Cravo e Canela. Overdose de Informação - o que é e como evitar [internet]. Disponível em: https://www.gabrielacravoecanela.com/post/overdose-de-informa%C3%A7%C3%A3o-o-que-%C3%A9-e-como-evitar.
  6. Maria Alice Medeiros. Ecommerce na Prática. Como lidar com a overdose de informação? [internet]. Disponível em: https://ecommercenapratica.com/blog/overdose-de-informacao/.
  7. Erico Rocha. Como acabar com a overdose de informação [internet]. Disponível em: https://www.ericorocha.com.br/como-acabar-com-a-overdose-de-informacao/.

 

Neide Aparecida da Conceição Cintra and Valeria Godoy have reacted to this post.
Neide Aparecida da Conceição CintraValeria Godoy

Nossa Janio, vi sua postagem no Insta e me assustei, porque é exatamente o que está acontecendo comigo!

Tenho um salão de beleza e percebi que tenho que usar as redes sociais para ampliar minha clientela, inclusive porque tive que mudar de endereço, porque o proprietário do imóvel me pediu a liberação do mesmo.

Mas eu não acessava as redes sociais, achava isso uma perda de tempo, não queria me expor e por ai vai...

Até que uma cliente me contou que conseguiu aumentar suas vendas divulgando a imagem dela e os produtos pela internet. Ela é vendedora de cosméticos.

Criei meus perfis no Face e no Insta, mas não tenho muitos seguidores, porque estou começando agora. Dai resolvi procurar no Google dicas e cursos sobre o assunto - como aumentar seguidores nas redes sociais.

Eu não sei como eles me descobriram, mas agora fica aparecendo no meu perfil um mundão de propaganda de cursos prometendo riquezas, resultados maravilhosos. Mas estou com medo de comprar um desses cursos e perder meu tempo e dinheiro. É tudo muito bom para ser verdade!

Quando li este tópico aqui me clareou muita coisa!!!

Sou pé no chão e não troco o seguro por promessas falsas.

Muito obrigada mesmo!!!

Tônia

 

Neide Aparecida da Conceição Cintra has reacted to this post.
Neide Aparecida da Conceição Cintra

É isso mesmo. Um monte de gente sem escrúpulos usando técnicas de neuro marketing para tirar dinheiro da gente.

Você falou da excessiva publicidade nas redes sociais, mas se esqueceu de citar as mensagens de texto que recebemos de SMS pelo celular e também as ligações telefônicas de telemarketing. É um saco!!!

Até coloquei meu celular no silencioso para só receber ligações de pessoas que estão na minha agenda de contatos ou para quem eu já tenha ligado.

Mas agora resolveram deixaram recados na secretaria eletrônica... Acho que vou desabilitar a secretária eletrônica da minha operadora.

Artigo bem escrito e atual.

Parabéns!

Neide Cintra

Citação de Maria Antonieta Rosa Telles em 01/11/2023, 15:37

Nossa Janio, vi sua postagem no Insta e me assustei, porque é exatamente o que está acontecendo comigo!

Tenho um salão de beleza e percebi que tenho que usar as redes sociais para ampliar minha clientela, inclusive porque tive que mudar de endereço, porque o proprietário do imóvel me pediu a liberação do mesmo.

Mas eu não acessava as redes sociais, achava isso uma perda de tempo, não queria me expor e por ai vai...

Até que uma cliente me contou que conseguiu aumentar suas vendas divulgando a imagem dela e os produtos pela internet. Ela é vendedora de cosméticos.

Criei meus perfis no Face e no Insta, mas não tenho muitos seguidores, porque estou começando agora. Dai resolvi procurar no Google dicas e cursos sobre o assunto - como aumentar seguidores nas redes sociais.

Eu não sei como eles me descobriram, mas agora fica aparecendo no meu perfil um mundão de propaganda de cursos prometendo riquezas, resultados maravilhosos. Mas estou com medo de comprar um desses cursos e perder meu tempo e dinheiro. É tudo muito bom para ser verdade!

Quando li este tópico aqui me clareou muita coisa!!!

Sou pé no chão e não troco o seguro por promessas falsas.

Muito obrigada mesmo!!!

Tônia

 

Eu quem agradeço sua participação. Muito legal saber que nosso tópico está lhe ajudando.

Quando puder curta nosso perfil no Instagram tb.

Sucesso!!!

Citação de Neide Aparecida da Conceição Cintra em 01/11/2023, 15:40

É isso mesmo. Um monte de gente sem escrúpulos usando técnicas de neuro marketing para tirar dinheiro da gente.

Você falou da excessiva publicidade nas redes sociais, mas se esqueceu de citar as mensagens de texto que recebemos de SMS pelo celular e também as ligações telefônicas de telemarketing. É um saco!!!

Até coloquei meu celular no silencioso para só receber ligações de pessoas que estão na minha agenda de contatos ou para quem eu já tenha ligado.

Mas agora resolveram deixaram recados na secretaria eletrônica... Acho que vou desabilitar a secretária eletrônica da minha operadora.

Artigo bem escrito e atual.

Parabéns!

Neide Cintra

Oi Neide tudo bom?

Obrigado pela sua participação e por sua complementação citando os spams de SMS pelo celular e as chamadas indesejadas de telemarketing.

Quero ressaltar que existem muitos especialistas sérios e que ministram infoprodutos de qualidade, basta saber identificá-los.

Sucesso!

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